\

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Shuffle - Mais um projeto, em parceria com a YA-Fansub! (e o cenário de VNs no Brasil, de quebra)


É, demoramos um tempinho para anunciar, mas finalmente conseguimos. Com permissão da ErzaRina, a chefe da YA-Fansub, iremos continuar o processo de tradução de uma de suas visual novels: Shuffle!

Todo mundo já deve saber que o programador do grupo, o EcchiLord, saiu misteriosamente do grupo no começo do ano, sem deixar vestígios, o que acabou ferrando com a tradução de 4 visual novels que estavam em posse deles (Shuffle, Saya no Uta, Limit Panic e Meitantei Shikkaku na Kanojo)... tecnicamente seriam 5, mas o LiosX, um dos membros do grupo, resolveu fazer uma rápida parceria com o Tiozinho da Telesena para ressucitar Love Love H-Maid, que já se encontra para download em português no blog dele, que você encontra o link aí do lado direito (é o Games Novel 2D). Estarei retomando o projeto em memória (acho que ele não morreu... eu acho...) dele, e por ser um jogo que todos devem jogar.


Acontece que Shuffle é uma das minhas visual novels prediletas, e ainda por cima uma das primeiras, o que me fez aumentar ainda mais o meu gosto por elas. Apesar do seu enredo bobinho, a narrativa é muito engraçada em alguns pontos, pesadamente séria em outros, vários momentos que dão aquele nó no coração... e claro, várias meninas pra você se divertir, em todos os sentidos ^^

O jogo foi o primeiro título da Navel, e que caiu na sorte do povo japonês adorar o jogo, tanto pelas suas piadas e momentos WTF no jogo, quanto também na dramatização alcançada próximo do final do jogo, o que se tornou base para outras VNs de romance e fantasia por aí, além de pavimentar o caminho para outros títulos excelentes da Navel como Soul Link, Oretachi ni Tsubasa wa Nai e Sekai Seifuku Kanojo, que serão tópicos de um post especial do blog no futuro.

A história se passa numa realidade alternativa, onde Deuses e Demônios vivem junto com os humanos na Terra há oito anos. Mesmo com seus poderes especiais e feições distintas dos humanos, eles aprenderam a conviver entre si, e inclusive as escolas tem aulas para aprender magias na grade horária. Rin é um estudante do segundo ano do ensino médio da Academia Verbena, cuja vida é bem normal, apesar do seu amigo Itsuki ser um verdadeiro obcecado por meninas. Num belo dia, duas novas garotas entraram na mesma sala que ele por transferência, a Nerine e a Lisianthus, que logo são reveladas como ninguém menos que as princesas do Mundo dos Demônios e do Mundo dos Deuses, respectivamente, e que vieram para a escola com o único propósito de conquistar Rin para se casar com uma delas, e assim determinar o futuro rei desses mundos. Cabe a você guiar Rin nessa difícil escolha, enquanto vive uma vida escola como qualquer outra, só que virada de cabeça para baixo graças a elas.

Escolher entre a princesa dos Deuses, a simpática e alegre Lisianthus, a tímida e educadíssima princesa dos Demônios, Nerine, ou ainda escolher entre as humanas, como a sua amiga de infância que mora junto com Rin, Fuyou Kaede, ou a super-enérgica e brincalhona senpai, Shigure Asa... ou quem sabe ainda a loli de cabelo roxo, que escapou do Mundo dos Demônios? Em cada rota, muitas verdades serão reveladas, e cabe a você fazer que as meninas fiquem felizes com a escolha que fez.


Ainda não temos previsão para lançamento da tradução do jogo, mas peço a vocês que não contem com ela para este ano. Apesar de termos uma boa parte dos scripts já traduzidos pela YA, ainda assim é um jogo muito extenso, que precisa de muita paciência para revisão e tradução, tanto dos textos quanto das imagens.Fora isso, o progresso dela também dependerá do progresso de Narcissu, já que não dá pra o grupo inteiro se dedicar às duas novels simultaneamente.



Agora, para aproveitar o tópico com alguma coisa útil (...hã?), vamos ao cenário de tradução das visual novels no Brasil!

"Out...tu tá roubando o post da Games Novel 2D e da Visual Novel Brasil..."
Estarei completando o que eles deixaram escapar, só isso ^^

YA-Fansub - Parada, infelizmente. Apesar de continuarmos com um dos projetos deles, não há sinal de que eles voltem, pelo menos não até arranjarem outro programador para o grupo.

Yukihime - Está focada em seu doujin, Case-Book of Evangeline Angelus. Houve uma mensagem publicada em alguns poucos lugares de que eles estão recrutando pessoal para a tradução de Tsukihime, a primeira visual novel da Type-Moon, na época que ela ainda era empresa doujin. Não há previsão de lançamento, mas eles dissem que será coisa para 2013/2014 devido ao tamanho do jogo.

Exotic! Fansub - Simplesmente sumiram do mapa e esqueceram de deletar o blog deles. Eles também tentaram traduzir Narcissu, mas cancelou pois o projeto já estava anunciado pela Yukihime (podiam ter feito parceria né...). O próximo projeto deles foi Tsuki no Terasu, mas o mesmo está parado há quase 6 meses.

3D Pigsubs - Pra quem não sabe, esse "grupinho" está traduzindo nada menos que Da Capo para português, desde Novembro do ano passado. O jogo também é bem longo, talvez até mais que Shuffle!. Muita gente acha que o projeto está morto porque o wikia deles está desatualizado, mas tenho fontes confiáveis que a tradução deles está entre 70% e 80%, com o hacking já concluído, mas ainda faltando a revisão dos scripts. Não há previsão de lançamento da tradução. 

Tiozinho da Telesena - O grupo que algumas poucas semanas atrás traduziram Love Love H-Maid e Viper M1 agora está aprimorando a tradução de Sono Hanabira ni Kuchidzuke wo 2, tradução feita recentemente pela Hanabira Project. Agora estão traduzindo as imagens de menu e ajudando a colocar caracteres acentuados no jogo.

Hanabira Project - Segundo o blog, eles estão traduzindo Sono Hanabira ni Kuchidzuke wo 3. Apesar de ter poucos membros (...ou ela ainda está trabalhando sozinha?), a tradução deverá ser concluída em breve por se tratar de um jogo curto.


Bom galerinha, fico por aqui por hoje. Desculpa o tempão (...2 dias?) sem postar nada, mas é que nessa semana terei provas para fazer, o que restringirá o meu tempo para postar aqui (como se traduzir as coisas para o grupo também não fosse pedreira ><). Tentarei postar notícias rápidas nesta semana, mas depois que a turbulência passar, voltarei a fazer matérias mais decentes aqui ^^

Até a próxima!
Out.

Nenhum comentário:

Postar um comentário